ENTRE O PRAZER E O SIGNIFICADO

domingo, março 26

Obra Primata 1

PV no céu de Gibraltar em Abril de 2004

PV no céu de Colónia em Agosto de 2004

"Além de servir para trocar informações técnicas, a linguagem é um mecanismo de união social, tal como catar parasitas é mais uma forma de comunicação do que um acto de higiene entre os símios e que, devido à libertação de endorfinas, os relaxa. (...) A conversação é uma forma de catamento social, porque os grupos humanos começaram a ser grandes demais para que conseguíssemos catar todos com quem nos damos. (...) Mas se a linguagem falada é um catamento social, ela não faz libertar endorfinas. Dunbar sugere que o riso e as gargalhadas, outra característica única dos humanos, cumprem a função de libertar endorfinas. Talvez por isso passemos muito tempo a tentar fazer rir os outros, como se os catássemos à distância (...).

Dá que pensar que, de cada vez que alguém telefona a um amigo só para saber como está, está a passar-lhe os dedos pelo pêlo, a catá-lo".

Teresa Firmino, no Mil folhas de 25-03-06 a propósito do livro 'A História do Homem' de Robin Dunbar

2 comentários:

Anónimo disse...

o seu animal fala estrangeiro?
não fala, compreende...estrangeiro.
estes macacos,de igual forma, estariam sob um céu inglês...
não faz sentido, fará para quem de destino...

Palhaço Voador disse...

obrigado pelo seu comentário.
os animais não tentaram construir uma torre de babel. As fronteiras são limitações humanas á linguagem. Por isso também temos que aprender com os animais, porque a comunicação verdadeira e autentica não é a da linguagem verbal...e a outra não tem fronteiras.

‘Ever tried. Ever failed. No matter. Try Again. Fail again. Fail better.’

‘Ever tried. Ever failed. No matter. Try Again. Fail again. Fail better.’