ENTRE O PRAZER E O SIGNIFICADO

quarta-feira, janeiro 28

-
O senhor Valéry percorria sempre as mesmas ruas da cidade com os mesmos sapatos, um par de sapatos para cada rua.
Desde que nascera que vivia por ali, mas só conhecia 5 ruas que percorria com os seus 5 pares de sapatos diferentes.
O senhor Valéry explicava:

- É que absorvo demasiado as coisas. É como se ao atravessar uma rua nova o chão ficasse colado aos meus sapatos e mais ninguém tivesse espaço para pousar os pés.
É como se a partir daí só os pássaros pudessem percorrer a rua – finalizava, num tom poético, muito raro em si, pois era um homem que se orgulhava da sua lógica.

- O problema - explicava o senhor Valéry - não é dos sapatos, é da minha vontade de levar para casa tudo aquilo em que toco.

E o senhor Valéry clarificava:

- Como não me sinto completo comigo apenas, penso que tudo o que não sou eu me poderá completar, e portanto quero-o para mim e roubo-o ao mundo.

- Na verdade, as ruas agarram-se aos meus sapatos porque eu não sou feliz – disse o senhor Valéry melancólico.
-
-
O Senhor Valéry. Gonçalo M. Tavares. Caminho
Foto de PalhaçoVoador. Porto - Serralves. 2008

Sem comentários:

‘Ever tried. Ever failed. No matter. Try Again. Fail again. Fail better.’

‘Ever tried. Ever failed. No matter. Try Again. Fail again. Fail better.’