ENTRE O PRAZER E O SIGNIFICADO

quinta-feira, setembro 24

Humildade

.
.
.
.
.
'Se a nossa primeira prioridade é conseguir controlar o poder do ego, então a humildade é a primeira disciplina para o fazer. Para cada um de nós, existe uma linha contínua de ego. Numa das extremidades dessa linha, temos o ego insuficiente, na outra, ego em excesso. A humildade é o equilíbrio entre os dois extremos.
.
Para a maioria das pessoas, a tradição mostra que o oposto do ego excessivo é a humildade, quando, de facto, ter ego insuficiente é tão perigoso e contraproducente como tê-lo em excesso.
.
A verdadeira humildade é auto-estima inteligente que nos impede de termos uma ideia excessivamente boa ou má a respeito de nós próprios. Lembra-nos quão longe chegámos e, ao mesmo tempo, ajuda-nos a ver quão longe estamos daquilo que podemos ser.
.
A humildade não é uma dicotomia, é uma dualidade. Como tal, a humildade tem a capacidade de dizer "sou alguma coisa" e "não sou nada" - ao mesmo tempo. Sinto-me realizado e, ao mesmo tempo, incompleto; talentoso e mediano; especial e não melhor do que qualquer outro; extraordinário e comum; popular e desconhecido; merecedor de respeito e não mais merecedor do que qualquer outra pessoa. F. Scott Fitzgerald disse "O teste para uma inteligência de primeira categoria é a capacidade de ter em mente duas ideias opostas ao mesmo tempo, e ainda manter a capacidade de funcionar."
.
Aliar a busca de aceitação social à humildade não é fácil, pois quando somos humildes, gostem ou não de nós, sentimo-nos confortáveis. A exibição de brilhantismo não pode ocupar os pensamentos de alguém que reconhece o seu brilhantismo e que, ainda assim, compreende que não é o único ser brilhante no planeta, ou mesmo na sala. A dualidade não apaga a nossa identidade, simplesmente equilibra e exalta as características que já temos.
.
A humildade não é o arquitecto das personalidades mais simples. É o engenheiro das personalidades mais fortes.'
.
.
.
.
Marcum & Smith, Egonomics
Foto de René Maltête

1 comentário:

Anónimo disse...

Humildade humildade humildade humildade humildade que tantas e imensas vezes padece de um falso e vã acometimento imagético por parte dos que a querem tomar como sua, sem que da sua verdadeira e modesta/grandiosa essência se provenham...Creio que a dualidade da humildade possa tramar muitos daqueles que dela se desconhecem assimetricamente

:-)

Maria

‘Ever tried. Ever failed. No matter. Try Again. Fail again. Fail better.’

‘Ever tried. Ever failed. No matter. Try Again. Fail again. Fail better.’