ENTRE O PRAZER E O SIGNIFICADO

sábado, abril 26

A Representação do Eu nos Dias 36


Gilbert Garcin

----------
'“O executante de papéis é anterior à aparição do Eu, os papéis não provém do Eu, mas é o Eu que emerge dos papéis”, afirmava Moreno. Para ele, era claro que a personalidade pode definir-se como o conjunto de papéis que representamos. Estava também consciente de que modo os papéis podem aprisionar o homem e acabar com a sua espontaneidade e criatividade, e como a diversidade e a dissociação dos papéis a que o homem se sujeita acaba com a sua integração pessoal e social.

Podemos integrar os papéis na nossa vida de forma natural e dispor das condutas necessárias no momento necessário. Não vestimos o papel, mas somos esse papel.

Como aprender a desprender-se dos papéis quando não precisamos deles? O que eu tento aprender todos os dias é viver o mais ligado possível a mim próprio e a exprimi-lo com confiança, dentro do possível. Procuro evitar ter grandes expectativas e tento viver o presente. Por vezes, aceito o papel, mas agora tenho consciência disso e não me identifico com essa conduta.’
Xavier Guix

1 comentário:

klaudia disse...

então ainda bem que hoje já é dia 1...

‘Ever tried. Ever failed. No matter. Try Again. Fail again. Fail better.’

‘Ever tried. Ever failed. No matter. Try Again. Fail again. Fail better.’